BENFICA MANTÉM 2.º MAIOR PASSIVO DA EUROPA E FC PORTO E SPORTING ENTRAM NO TOP-20

O Benfica continua a ter o segundo maior passivo da Europa, segundo um estudo da UEFA relativo a 2015/16, revelado esta terça-feira, que dá ainda conta da entrada de FC Porto e Sporting no top-20 das maiores dívidas de clubes do Velho Continente.

O Manchester United, com um passivo de 561 milhões de euros, lidera a tabela, logo seguido do Benfica. O valor da dívida encarnada está nos 309 milhões de euros, tendo sofrido um decréscimo de oito por cento.

O estudo apresenta ainda a relação entre a dívida, as receitas (excluindo a venda de jogadores) e o ativo. No caso do Benfica, o passivo equivale a 2,5 vezes o valor das receitas e a 1,1 o total do ativo.

O FC Porto é o segundo emblema português na lista, figurando na 16.ª posição, com um passivo de 161 milhões de euros. A dívida dos dragões cresceu 30 por cento, representando 2,1 vezes o total de receitas do clube. No entanto, o ativo dos dragões é superior ao passivo.

O Sporting fecha o top-20 dos clubes com as maiores dívidas, com um passivo no valor de 133 milhões de euros. Este parâmetro dos leões cresceu 29 por cento e representa 1,9 vezes o total de receitas do clube. Nota ainda para o facto de o passivo leonino ser duas vezes e meia superior ao ativo.

Ainda olhando para os dados, nota-se que o Newcastle registou o maior aumento no top-20: o passivo cresceu 119 por cento, isto numa temporada em que o clube desceu ao Championship. Em sentido inverso está o Milan, cuja dívida caiu 16 por cento.

FONTE: RECORD